(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Bem-vindo HTTPS, Google Chrome é o primeiro a “acabar” com o http (não seguro)

Home / Manutenção de Sites / Bem-vindo HTTPS, Google Chrome é o primeiro a “acabar” com o http (não seguro)

Bem-vindo HTTPS, Google Chrome é o primeiro a “acabar” com o http (não seguro)


Reviewed by:
Rating:
5
On 9 de fevereiro de 2018
Last modified:9 de fevereiro de 2018

Summary:

Primeira pergunta: “Meu site tem HTTPS ativado”? Se sim, segunda pergunta: Está funcionando? rs.

Se o seu HTTPS está funcionando corretamente, nem precisa continuar lendo, 😀

Bom, a “morte” do HTTP já vem sendo anunciada à muito tempo justamente por não serem seguras. Sabemos disso pois o Google já há tempos havia avisado que os sites que não tem HTTPS tem menos chances de aparecer mais bem colocado nas buscas. Mas agora a coisa ficou séria, vai ficar uma “senhora” mensagem no navegador “Google Chrome” de que o site não é seguro.

Afinal, qual a diferença entre HTTP e HTTPS? Por incrível que pareça, nem tanto assim, é só um “s” de “secure”, ou seja, todo o tráfego é feito por meio de criptografia. Hmmm, e daí? Daí que se alguém, tipo um hacker (como se ele tivesse paciência para esse tipo de coisa), interceptar a comunicação (tipo um grampo telefônico no meio da avenida) não conseguirá saber o que está sendo trafegado. No caso do HTTP, é como falar no telefone convencional e se alguém “espetar” um telefone no meio do caminho, vai ouvir a conversa normalmente pois está aberto.

Não vamos falar de criptografia nem nada assim, mas vale a pena assistir “O Jogo da Imitação”, ali você vai entender bem essas diferenças e o filme é bom pacas.

Voltando, tá, e se o seu site não tem HTTPS, e agora? Primeiro, contrate um HTTPS, mas isso não é isso na maioria das vezes pois depende de como o seu site/sistema foi construído. Isso significa que você precisa falar com o desenvolvedor do seu site (se ele ainda atender o telefone) e solicitar um orçamento para se adequar ao HTTPS.

#Partiu lado desenvolvedores agora

Passo 1 – não precisa correr e contratar um SSL, normalmente as hospedagens com CPANEL já tem um HTTPS devidamente ativado na hospedagem compartilhada, basta solicitar;

Passo 2 – Verifique se não há nenhuma requisição com “http://……” isso vai fazer com que o seu site apareça como inseguro já de cara, inclusive hoje em dia;

Passo 3 – Confirme se o SSL contratado está corretamente registrado. Veja sites como esse: https://globalsign.ssllabs.com/analyze.html;

Passo 4 – Não se preocupe muito até julho, que é quando o Chrome lançará a versão 68.

Em todo caso, o HTTPS já ajuda o site a subir na otimização do Google, então não espere muito não, entregue resultados a seu cliente.

Se ficou com alguma dúvida, não hesite em postar aqui. Até

Receba Novidades Exclusivas


Outras Publicações
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...