(12) 3629-5513ligue ou solicite um Orçamento Online

Como deixar o meu site seguro com HTTPS, como corrigir em 3 passos

Home / Hospedagem de Sites / Como deixar o meu site seguro com HTTPS, como corrigir em 3 passos

Como deixar o meu site seguro com HTTPS, como corrigir em 3 passos

Autor
Categoria Hospedagem de Sites

Como deixar o meu site seguro? Como corrigir em 3 passos.

Como deixar o meu site seguro barra de endereços

Como deixar o meu site seguro barra de endereços

Essa é a pergunta do momento visto que o Chrome já se posicionou contra o http não seguro como vimos no artigo em fevereiro a respeito da “morte do HTTP“. Estávamos aguardando e desde a versão 68 já vem com uma “linda” imagem ao lado do site não seguro na barra de endereços:

Este caso acima é de uma nova cliente que percebeu este fato e agora vamos fazer a correção.

Passo 1 para deixar o meu site seguro -> identificar a causa:

Primeiramente vamos acessar utilizando segurança https. Caso você não possua segurança https sem custos em sua hospedagem ou tenha que solicitar, indico nossa hospedagem de sites. Ela vem com o https compartilhado ativado para todos os clientes sem custos adicionais com a criptografia necessária.

Notamos diferenças entre os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. Cada um tratando de uma forma as requisições de http não seguro ao mostrar na barra de endereços como podemos ver abaixo:

Erro de segurança https mostrado na barra de endereços do Firefox:

Como deixar o meu site seguro barra de endereços do firefox mostrando erro

Como deixar o meu site seguro barra de endereços do firefox mostrando erro

Erro de segurança https mostrado na barra de endereços do Google Chrome:

Como deixar o meu site seguro barra de endereços do google chrome com erro de https

Como deixar o meu site seguro barra de endereços do google chrome com erro de https

Notem que há um cadeado em amarelo no Firefox informando que algo não está de acordo com o certificado de segurança https. Já no Google Chrome mostra somente um ícone de informações informando os possíveis problemas com o site. Em todo caso, ambos carregaram de forma incorreta o site como vemos abaixo ao inspecionar o código:

Como deixar o meu site seguro erros apresentados no inspecionar do firefox

Como deixar o meu site seguro erros apresentados no inspecionar do firefox

Os famosos arquivos “.js”, que fazem muita falta num site, deixaram o site que totalmente “deformado” sem falar em imagens e css que não foram carregados por estarem sendo requisitados por http não seguro e deveriam estar sendo requisitados com segurança https:

O site como um todo está errado, não tem posicionamento de menu, o logotipo está enorme, os blocos se desfizeram, imagens não foram carregadas, css não foi carregado, enfim, um desastre total no layout do site. O que deveria ser uma excelente experiência passou a ser um caos sem sentido. A parte boa é que podemos corrigir 🙂

Passo 2 para deixar o meu site seguro -> acessar os arquivos:

Este é um site em wordpress, então teremos que alterar a forma de carregamento do site para seguro com https e depois cada um dos plugins caso seja necessário. Nota: não vamos utilizar nenhum plugin pois normalmente aumenta o tempo de carregamento do site, o que com certeza não é nosso objetivo, em breve, faremos algumas postagens sobre tempo de carregamento de sites.

Importante: Não se esqueça de efetuar o backup dos arquivos do site e banco de dados. Caso o backup da sua hospedagem de sites não esteja atualizado ou não tenha certeza, entre em contato antes de fazer qualquer modificação. No nosso caso, sempre mantemos backups diários sem custos para os clientes. (Cuidado com hospedagem em nuvem, VPS, revenda e servidores compartilhados, normalmente não vem configurados ou são cobrados à parte).

Basta acessarmos as Configurações -> Geral e alterar de http para https o endereço do wordpress quanto o endereço do site e salvar.

Como deixar o meu site seguro corrigindo erro https no wordpress

Como deixar o meu site seguro corrigindo erro https no wordpress

Ao fazer isso, se seu wordpress não tiver muitos plugins e não tiver sido alterado, já poderá ver o cadeado verde no Firefox ou o cadeado no Google Chrome. Isso significa que deu tudo certo e o site está acessando corretamente com o certificado de segurança. Também requisitando todos os arquivos com a segurança https.

Passo 3 para deixar o meu site seguro -> alterar para sempre acessar por https:

Esta é a parte mais simples e mais crítica pois isso pode deixar o seu site 100% sem acesso, então, não se aventure, tenha um backup 🙂

Vamos alterar o arquivo de configurações .htaccess. Este cara controla grande parte de como será feito o acesso do seu site, é um arquivo do Apache.

Basta inserir este código abaixo logo no início do seu arquivo .htaccess:

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://enderecodoseusite.com.br/$1 [R,L]
Ao fazer esta alteração, e tudo estiver bem, seu site aparecerá com o cadeado verde. Entretanto, independente da forma que tentarem acessar seu site pois ele sempre redirecionará para o https seguro.

Concluindo para deixar meu o site seguro:

Não é uma tarefa impossível, mas também não é tão simples. Neste momento em que o http está realmente com os dias contados, aconselho migrar imediatamente. Se não quiser se arriscar contate o seu desenvolvedor, com certeza ele poderá te auxiliar. Não vai te cobrar um “rim” para fazer esta operação. O risco de dar tudo errado existe, então ele não vai te cobrar o valor de duas balas de hortelã. Porém também é insano cobrar uma caixa de Milka, claro, dependendo do seu site.

Como deixar seu site seguro mostrando cadeado de segurança

Como deixar seu site seguro mostrando cadeado de segurança

Gostaria de um teste em seu site? Entre em contato conosco e faremos uma avaliação e um orçamento adequado para corrigir seu site.  Agora é importante acessar por https seguro mais do que nunca. Seus clientes podem se sentir intimidados ao acessar o site com o lembrete “não seguro”.

Receba Novidades Exclusivas


YESbr
YESbr
YESbr
Recommended Posts
Contato

Deixe sua mensagem.

Gerar Novo Código captcha txt

Digite o termo desejado...